Faça uma doação para a Esquerda Marxista - CLIQUE AQUI

2 de dezembro de 2011

This is América!

Os iludidos, e os que vendem ilusões sobre o capitalismo, estão meio sem argumentos há algum tempo. Mas a cada dia um fato a mais ajuda a fazer desmoronar os discursos capitalistas e os reformistas. 

Olhem os Estados Unidos da América!


Um Blog do jornal O Estado de São Paulo repercute matéria do programa “60 Minutos”, famoso nos EUA, sobre as consequências da crise na vida das famílias.O título é:

Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Crise nos EUA leva famílias inteiras a morar dentro de carro
Diz o Blog, de Silvio Crespo, em 01/12/2012: 

“O desemprego duradouro nos Estados Unidos tem forçado famílias inteiras a morar dentro de carros, mostra o programa 60 Minutes, da rede de televisão americana CBS.

Em apenas uma escola na Flórida, a reportagem encontrou 15 crianças que moram em veículos. Uma delas, de oito anos, vive com os pais, dois cachorros e um gato dentro de um carro.
Mas o repórter acompanhou mais de perto uma outra família, composta por um pai viúvo e seus dois filhos, que vivem em um caminhão há cinco meses. Carpinteiro desempregado, ele comprou o veículo com os últimos US$ 10 mil que lhe sobraram depois de perder sua casa, que estava hipotecada.
Os dois filhos (loiros e de olhos azuis, não custa frisar) frequentam a escola e preenchem o tempo livre com atividades gratuitas.
Segundo a reportagem, “nunca o desemprego permaneceu tão alto (hoje em torno de 9% da população ativa) durante tanto tempo” nos EUA.
Segundo uma assistente social entrevistada, o problema de moradia continua aumentando ao mesmo tempo em que o desemprego persiste. Aos poucos, a poupança das famílias vai acabando e, “quando você menos espera, elas já estão morando no carro”.
Nos EUA, de acordo com o 60 Minutes, existem hoje 16 milhões de crianças consideradas pobres, um quarto do total”.

Brasil blindado: Concepção desarmante ou propaganda desesperada?
Há anos se prepara esta crise econômica e sempre alertamos que suas consequências seriam dramáticas. Em 2002, houve o que os economistas chamam uma desaceleração, apelido de “começo de crise”. Em 2008, com a quebra do banco Lehmam  Brothers se viu que o rei estava nu.  Em 2009 anunciaram os “brotos verdes” do renascimento econômico, mas o que se vê de verdade é que 2012 e 2013 serão anos de um aprofundamento ainda maior da crise. E não apenas nos EUA, mas em toda Europa. E isto arrastará o mundo. 
Durante anos o FED (Banco Central dos EUA) trabalhou para empurrar a crise com a barriga. Alan Greenspan, que foi presidente do FED de 1987 a 2006, ou seja, por 19 anos, ficou conhecido como o “Assoprador de bolhas”. Isso só fez piorar a situação quando ela explodiu.
Qualquer semelhança com o que se passa no Brasil é mera reprodução farsesca da mesma realidade e de métodos muito semelhantes.
Com uma diferença. Os EUA tem a economia imperialista que é o motor do mundo. O Brasil é um país dominado pelo capital internacional e se apoia na exportação de matérias primas, como na época colonial.
Sempre dissemos que uma economia baseada nisso sofreria uma pneumonia se os compradores tivessem um resfriado. Que se deve dizer agora que os EUA e a Europa já estão com pneumonia e a China está “desacelerando”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário