Faça uma doação para a Esquerda Marxista - CLIQUE AQUI

9 de abril de 2010

Debate na Univille sobre cotas raciais nas universidades

Plenário do debate
O Diretório de Direitos Humanos da Univille promoveu um debate sobre cotas raciais. Vera Fávero estudante de direito da Univille e Zâmbia Ozório do curso de história da UFSC, ambas representando o Movimento Negro Socialista (MNS), participaram da mesa.

O debate percorreu a questão histórica do conceito racial; a intenção do Estado em aprovar estes projetos; a utilização do racismo pelo sistema capitalista para dividir a grande massa de trabalhadores; o perigoso caminho das políticas racialistas e da identidade racial, e a luta por um sistema livre de exploração e divisão da classe trabalhadora que em sua maioria é composta por negros, que o fator classe é determinante neste debate e o combate contra o racismo se dá no campo da luta de classes por um sistema sem explorados e exploradores. Afinal, “Racismo e Capitalismo são faces da mesma moeda”.


Um fato curioso atropelou a organização da atividade, já que o Movimento-Afro (movimento negro que funciona como uma ONG e recebe recursos estrangeiros para financiar campanhas culturais na cidade) não apresentou ninguém para fazer o debate em defesa das cotas raciais, assim como o PSOL que procura acirrar esta questão com um debate enfurecido em defesa das políticas racialistas e contra o MNS.

fonte: Esquerda Marxista em Joinville/SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário