Faça uma doação para a Esquerda Marxista - CLIQUE AQUI

24 de maio de 2012

Explosão na Rhodia revela total falta de segurança para os trabalhadores


Os trabalhadores, no sistema capitalista, são tratados como meras mercadorias e enquanto tal podem ser jogadas no lixo pelos patrões. A segurança no trabalho é mero rito aplicado apenas quando interessa mais lucro ou para não gerar prejuízo.

Um companheiro químico, trabalhador aposentado, enviou-nos a mensagem e as fotos do acidente ocorrido na planta da Rhodia Paulínia há mais de uma semana. Em todas as fábricas os trabalhadores devem denunciar publicamente os chamados acidentes de trabalho, os sindicatos devem se mobilizar para acabar com esse tipo de coisa que visa apenas beneficiar o bolso da patronal.

Segue a nota do companheiro:

Companheiros, gravíssimo acidente de trabalho na empresa Rhodia, unidade de Paulínia, onde ocorreu a explosão de uma cabine elétrica trazendo em consequência o desmanche total da sala de controle da unidade de fabricação do ácido adípico. O setor está com sua planta de produção totalmente inoperante, certamente sofrendo perícias diversas.

Cinco operadores foram vitimados no evento, felizmente sem mortes por razões de sorte, mas certamente com sequelas psicossomáticas.

Cabe ao Sindicato dos Químicos de Campinas mobilizar suas forças de atuação e intervir buscando desmascarar a falsa segurança que diz a empresa apresentar em sua planta. Tudo é uma bomba relógio porque as condições de trabalho são estressantes com objetivos de lucros”.


Um comentário:

  1. Este seu comentario que tudo é uma farsa é a mais pura verdade, estas empresas não levam a serio a questão da prevenção de explosões, pois sabem que não há fiscalização suficiente. O correto seria todas as empresas dos segmentos quimico, petroquimico, tintas e vernizes, alimentos, farmaceuticas e etc efetuarem seus estudos de classificação de areas, que serve para identificar estes riscos e trata-los com os devidos equipamentos e assim evitar acidentes como este e outros ja ocorridos e muitos que ainda podem acontecer.

    ResponderExcluir