Faça uma doação para a Esquerda Marxista - CLIQUE AQUI

24 de abril de 2012

Em defesa do mandato de Roque Ferreira: um mandato Operário, Popular e Socialista

Do correspondente do Blog em Bauru

A declaração do prefeito de Bauru, Rodrigo Agostinho, na edição de (17/04) no Jornal Bom Dia, onde afirma em relação à Moção de autoria do vereador Roque Ferreira, que solicita a revogação do decreto que aumentou as tarifas de transportes em Bauru e aprovada pela Câmara: “todo ano tem aumento. Porque ele não fez o ano passado? Só fez agora porque é ano eleitoral” nos parece descabida, pois dá a entender que a Moção teria motivação eleitoreira. Isso é uma inverdade.



Roque tem discutido e apresentado propostas, para que de fato, o transporte em Bauru seja público, de qualidade, e não um grande negócio para operadores privados. Em 2009, 2010, 2011 e agora em 2012, o vereador apresentou vários requerimentos, realizou Audiências Públicas e discutiu como a população e vereadores Moções com o mesmo conteúdo.


A coisa mais fácil do mundo é levantar um espantalho, no caso o ano eleitoral, para logo derrubá-lo. Falsificar a posição de quem tem uma opinião diferente, visando desqualificá-lo não serve a nenhum propósito sério. Ao fazer este tipo de declaração, o prefeito se recusa a fazer um debate honesto sobre o que realmente propõe o vereador, se recusa a responder qualquer critica verdadeira sobre suas reais posições em relação à política de transporte público da cidade, que continua a privilegiar o lucro em detrimento da prestação de um serviço decente e de qualidade à população.

Em todos os debates e discussões que Roque travou no exercício do mandato, tem mantido uma pratica escrupulosa e atenciosa em relação às citações dos com os quais temos divergências de opiniões. A razão disso é muito simples. Para Roque o propósito da polêmica não é o marcar pontos nem de insultar o outro lado, mas o de procurar apresentar argumentos que demonstrem que é possível termos outra política de transportes na cidade, ajudando a elevar o nível de compreensão das maiorias, para que possam elas construir suas próprias opiniões, sobre tema tão complexo, que é um direito fundamental.

Tratar este assunto com simplismo, com desqualificação de quem defende que o município assuma sua responsabilidade de fornecer transporte público de qualidade, que garanta um direito constitucional que é o de ir vir, pode servir a muitos interesses, só não serve aos interesses da população usuária do sistema, em sua maioria composta por trabalhadores e estudantes, que por não terem alternativa são submetidos a este processo de exploração e humilhação diária e permanente.

O combate diário em defesa dos direitos dos trabalhadores e da juventude, tem sido a marca registrada do mandato do companheiro Roque Ferreira, e numa situação onde o PT de Bauru integra um governo, cujo prefeito é do PMDB, que construiu uma ampla base de apoio com PTB, PP, PDT, PV, PPS, PSB e PCdoB, com base na troca de favores políticos.

A luta contra o aumento das tarifas de transportes travada pelo mandato do companheiro Roque Ferreira, é apenas um dos aspectos neste processo de luta política. O prefeito municipal, nestes anos de mandato adotou posições políticas que foram e são duramente combatidas pelo mandato, tais como a criação de Fundação Pública de Direito Privado para gerenciar a saúde, a manutenção da política de expansão desordenada do perímetro urbano para atender os interesses dos grandes especuladores, a aprovação da atividade delegada que legaliza o bico dos PMS, etc.

O mandato do Roque é aberto e democrático. Nele a população encontra eco para apresentar suas reivindicações, apoio para se organizar e reivindicar. Um mandato, que inovou em sua prática vinculada diretamente as lutas do povo e ao movimento social. Um mandato de fato reconhecido pelos trabalhadores, o povo e a juventude, como uma ferramenta importante para fazer valer os direitos das maiorias. Um mandato construído nas ruas e nas lutas, e por isso Roque será, uma vez mais candidato a vereador pelo PT nas eleições de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário