Faça uma doação para a Esquerda Marxista - CLIQUE AQUI

24 de setembro de 2011

Ratos abandonando o navio?


Luiz Bicalho

De repente, muito de repente, alguns ventos parecem estar mudando. O dolar aumentou – embora uma boa parte disso seja pura especulação – e a remessa de dolares para o exterior começou a bater records sucessivos.

O site Estadao.com.br relata:
"Multinacionais instaladas no Brasil aceleraram a remessa de lucros em agosto. Em meio à piora da crise, filiais brasileiras enviaram US$ 5,1 bilhões às sedes, recorde para o mês desde o início da coleta de dados feita pelo Banco Central em 1947.
Em setembro, as transferências diminuíram temporariamente pela disparada do dólar, o que prejudica a conversão do lucro em moeda estrangeira. Mas as cifras devem voltar a crescer nas próximas semanas porque, tradicionalmente, empresas elevam as remessas no fim do ano."
Desde 1947? É algo bem diferente. Segundo o Estadão as remessas dobraram em relação a agosto do ano passado e aumentaram 180% em relação a julho! A previsão de remessas do Banco Central aumentou de 37 para 38 bilhões. Mas será que isso vai ser cumprido? O problema é que a situação atual é instável, apesar de uma tendencia geral de piora.

Ah, sim, para ajudar os "investimentos" no Brasil, a remessa de lucros ao exterior continua com uma taxação muito próxima de zero! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário