Faça uma doação para a Esquerda Marxista - CLIQUE AQUI

6 de abril de 2011

Estivadores acampados em protesto no Porto de Santos desde Janeiro

Os trabalhadores do cadastro da estiva (bagres) do Porto de Santos estão acampados e frente ao OGMO (Órgão Gestor de Mão de Obra) desde o dia 19 de janeiro. Os trabalhadores estão organizados para que a lei 8630/93 (da modernização dos portos) seja cumprida e lutam para que os homens do cadastro de reserva possam passar para o registro.

A categoria está lutando para que seus direitos assegurados pela lei 8630/93 sejam respeitados. Os trabalhadores organizaram o movimento porque estão pressionando para que a empresa amplie o número de registros. As principais reivindicações são: abrir 400 vagas para suprir os 4 anos e meio sem chamada, fechar um acordo que seja baseado em um critério justo e não prejudique os trabalhadores que dependem apenas do porto para sobreviver. Estes critérios devem ser: valorização do tempo de cadastro (os mais antigos terem a prioridade) e as horas trabalhadas (aqueles que se engajam mais nos postos de tirada de trabalho têm mais horas).

O movimento vem se organizando desde o ano passado, sendo que foi eleita uma comissão de representação composta por seis bagres, da qual eu faço parte. E desde o ano passado estamos entrando em contato com a superintendente do OGMO, porém nossas exigências não são atendidas. A resposta que vem da empresa OGMO é que estão estudando e preparando as etapas do processo de seleção para as vagas de registro, mas não existe por parte deles a clareza nas informações, os critérios não estão sendo discutidos e este é o motivo da nossa revolta.

Essas atitudes por parte da empresa nos forçaram a tomar essa atitude de embate, e montamos o acampamento em frente ao prédio do OGMO para dar visibilidade a nossa luta. Só sairemos de lá quando for divulgada a lista dos cadastros que vão passar para o registro, e que o registro seja distribuído entre os trabalhadores que tem preferência na escala de trabalho, critério que consideramos justo.

Todos os anos o OGMO divulga as diretrizes e no ano de 2009 foi constatado que havia um excedente de 40% no quadro de cadastros. Já no ano de 2010 devido ao aumento de trabalho no porto, faltavam trabalhadores para completar os trabalhos, principalmente no embarque de açúcar. Diante dessa situação, o OGMO deveria passar os cadastros para registro e assim suprir a falta de trabalhadores. Mas a empresa contratou mais 250 cadastros, sem fazer um levantamento da situação e, até o momento, não convocou trabalhadores para o registro.

Por esses todos os motivos estamos acampados em frente ao OGMO, numa manifestação e de lá só sairemos quando nossa situação for resolvida de modo satisfatório.


06 de abril de 2011

Lênin Braga

17 comentários:

  1. sou bagre des de 1991 ñ quero desputar a vaga de registro com aqueles q chegaram agora nem por q a maioria e horas de pedal e eu de trabalho forçado cada 1 na sua mais deve ser lei a chamada da estiva ñ e de horas ganhdas e sim trbalhadas moro patrão ve isso e lei po

    ResponderExcluir
  2. nois bagre de 91 93 94 so dependemos do cais pra sobreviver enquanto os que chegaram ja tem estivador e agencia colocando horas pra eles so queremos ser associado nosso direto sou bagre de 1993

    ResponderExcluir
  3. esta chamada tem que dar prioridade para o tempo de estiva ,porque as chamadas sempre foram feita de forma irregular a estiva esta cheia de estivadores que nunca foram cadastro e os que foram nao fizeram horas enfim nao conquistou seos registro por merecer passaram a perna em todos nos que ficamos ainda, chega de irregularidades ate quando veremos isso na estiva, chega de falhas rodnei..

    ResponderExcluir
  4. Sou Matriculado de 91 já passou da hora de entrar para registro,Só O ogmo Gerenciar e fazer seu trabalho chega de injustiça nossa paciência já chegou ao fim,
    PRECISAMOS TRABALHAR.

    ResponderExcluir
  5. bom tem que haver justiça nesta chamada tem que dar prioridade sim para o tempo de estiva e no minimo com 1500 horas trabalhadas, com ficha limpa e com hora trabalhada mesmo e nao hora de pedal, deve ter uma pequena porcentagem para os cadastros que trabalha nas agencias nao e justo eles roubarem nossas vagas que realmente seguramoso trabalho duro da estiva, da pra fazer uma chamada justa basta querer espero que tenha justiça.

    ResponderExcluir
  6. deveria sim ter mais respeito com cadastros antigo deveria fazer uma peneira com quem esta cheio de horas trabalhada e nunca colocou pes no porto para trabalhar deveria sim acabar com estes tipo de pratica porque tem muitos estivadores usando nome de cadastros para tirar mais dinheiro para eles isso sim e irregularr tem que ter mais pessoas ingajadasdas a bordo dos navios e nao um so fazendo varios lugares e tirando o ganho de outros trabalhadores como na escala do trator um tratorista fazer varios lugares e tirar um ganho absurdo sozinho esta escala dos tratorista e uma mafia tem que acabar esta forma de ser igualdade na escala tambem poucos ganhando muito tem que dividir o pao mais vivemos num brazil que o que manda e o dinheiro e dinheiro si compra tudo so que o que eles fazem e roubo tirar o pao da boca de muitas familias eso tem cobreça DIVINA esperem que viram a mao de DEUS pesar em voces todos que nao tem carater de homen estiva se liga acorda estiva..

    ResponderExcluir
  7. JA ESTA NA HORA DE CHAMAR AS TURMAS DE 1993 E1994 CADE A LEI QUE DIZ QUE APOS DEZ ANOS DE SERVIÇO E EFETIVADO AUTOMATICAMENTE E UM ABSURDO O QUE SE VE E NADA DA PARA FAZER JA ESTA NA HORA DE NAO SO OS TRABALHADORES AVULSOS LUTAREM ESTA NA HORA DOS NOSSOS GOVERNANTES TOMAREM ATITUDE QUE MUDE ESTA SITUAÇÃO NAO E SO PEDIR VOTO NAO TEM QUE FAZER POR HONDE MERECER

    ResponderExcluir
  8. tudo balela ,esta prestes a ser custurado um acordo para 100 cadastros entrarem ,cadê o porto vermelho? onde esta a proposta para 300 entrarem? sera que meia duzia de cadastros já se venderam ?

    ResponderExcluir
  9. o correto seria acertar este erro da lei 8630,entrar todos de 91,93,94 e depois 2006,mais como cadastro de 2006 com 14000 horas vai entrar?e todo mundo sabe de quem se trata ,todo dia quem vai no cais e volta desempregado vai ficar mais uma vez ,ver o bonde passar, que movimento é este ?

    ResponderExcluir
  10. será que vai haver um edital aberto ao publico no jornal? para a chamada de 100 cadastros ,foi feita uma reunião com o sr. nei e alguns ja se venderam e estão comemorando que ja entrarão e que a dona sandra gobetti esta unida nesta macabra chamada .que o ministerio publico veja estas postagens e interfira é caso de policia . As carteiras ja estão prontas ,eu sou anonimo quer saber quem sou eu ,eu estou no p1,p3 e p2.Sou aquele que vou no cais todo dia e volto para casa sem um tostão .

    ResponderExcluir
  11. É, engraçado que no Pais onde quem governa é um trabalhador, trabalhadores sejam usados por um bando de "operadores portuarios", e suas (cap, sopesp,ogmos, sindicatos, etc...)
    como laranjas, sugan quando precisam e jogam o bagaço fora quando a demanda de trabalho diminui
    Nao dao nenhuma condiçao, para que o trabalhador cadastrado faça seu papel de reserva do reserva,nao deixando faltar homens para o trabalho ,passando chuva, fome, quebrando suas bicicletas ou motos, ou dormindo pelo cais esperando a proxima parede, pois nao tem dinheiro para voltar para casa
    Tudo isso esperando uma boa safra de açucar para trabalhar com mais frequencia
    So que quando chega assafra e nem todos os trabalhadores aguentaram esperar, se dao conta que falta homens para tanto trabalho, Ai é simples é só chamar mais homens sonhadores para suprir a demanda de trabalho e o chamado bagre velho vai disputar com os novos.
    É um sistemao tipico, que favorece o enrriquecimento de poucos, e a miserabilidade de muitos.
    Isso tudo na cara do ministerio do trabalho.

    ResponderExcluir
  12. A estiva esta vendida ,100 cateiras vão ser aceitas ,infelizmente estes que dizem porto vermelho tem que ler um pouco mais, 400 2006 250 em 2010 um total de 650,550 vão ter de comprar mais uma barraca para o ano que vêm ,e a briga vai ser dura ,se não bastasse o ogmo agora este cap com o sr sergio aquino ,que não vale nada ,amigo dos empresarios junto com sr nei ,aguardem a bomba vem por ai ,vai chover muitas enchurradas de processo ,abram o olho 91,92,93,94,2006 e 2010.

    ResponderExcluir
  13. O certo é que todos participem de um processo que todos tenham a mesma chance,91,92,93,94,2006 e 2010.foi assim que aconteceu comigo em 2006 ,um processo seletivo que todos participaram ,tanto jovens como idosos senão fere a constituição federal no principio da isonomia e igualdade no cp 7.

    ResponderExcluir
  14. OLA QUANDO SERÃO CHAMADOS OS 100 BAGRES PARA O REGISTRO

    ResponderExcluir
  15. chegou a hora 165 bagres na chamada

    ResponderExcluir
  16. o certo era colocar todos os antigos pra dentro e já era!!!!

    ResponderExcluir
  17. isso ai que estamos passando e pra gente aprender,e ainda tem bagre que fica lanbendo o nei todos nós sabemos que ele é um mentiroso que não honra as calças que usa!! agora pessoal o sergio aquino vai vim candidato a prefeito em 2012 em santos quero ver os puxas sacos babarem nele como fizeram com nei na eleição do sindicato!!!por isso que nosso pais não vai pra frente a gente se preocupa com carnaval,futebol e big brother!!! vamos acordar bagres antigos se um de nois ficar de fora e um universitario entrar vamos pra justiça processar o ogmo!!!!

    ResponderExcluir