Faça uma doação para a Esquerda Marxista - CLIQUE AQUI

3 de maio de 2011

Estivadores de Santos seguem acampados e em luta há quase 4 meses!

Hoje, dia 2 de maio de 2011, fomos convocados pelas autoridades portuárias para uma reunião de resposta do acordo assinado na última reunião, há dois meses. Estiveram presentes nesta reunião os trabalhadores e seus representantes, OGMO, CAP e dois vereadores de Santos.

As autoridades portuárias vieram informar que, após estudos, não haverá vagas para registro da estiva, acenando a favor dos patrões que são contra a nossa passagem de cadastro para registro. O OGMO diz não aos trabalhadores e sim para os patrões. Quando recebemos essas notícias começamos a pôr as autoridades portuárias na parede, pois se os estudos mostraram que não há possibilidades de passagem de cadastro para registro, por que no final do ano passado o OGMO junto aos conselheiros do porto aprovou a entrada de mais 300 cadastros no sistema?

Já que o OGMO sempre diz que tem os estudos, como então já sabedor das diretrizes, vem colocar mais cadastros no sistema, no final do ano? Então cadê o social? Não existe, ou então vem enchendo o quadro dos cadastros para no fim, os bagrinhos sentirem por obrigação o vínculo empregatício com as operadoras portuárias, como uma única forma de um ganho digno sendo empregados das empresas portuárias.

Por esses argumentos e outros as autoridades portuárias deram mais um prazo de estudo para fazer uma chamada social, que no final não vai atender as reivindicações dos trabalhadores.

Aí está toda a razão do nosso caso, sendo que o presidente do sindicato dos estivadores, que é membro do conselho portuário, tem uma oposição meio contrária ao nosso movimento. Numa reunião há mais de um mês, ele propôs que a gente esfriasse o nosso movimento, que ele adiantaria o nosso caso, mais como isso foi uma proposta absurda não acatamos o pedido do senhor presidente do sindicato, e continuamos nossa luta pelos direitos dos trabalhadores portuários avulsos.

Saindo dessa reunião hoje, fomos à câmara municipal de Santos, aonde os vereadores deram um espaço de dez minutos para a fala, sendo um dos líderes do movimento dos bagrinhos da estiva de Santos, falei representando a categoria dos cadastros da estiva.

O que tivemos de resposta dos vereadores: eles vão fazer uma Audiência Pública e também vão enviar uma carta às autoridades cabíveis com todas as assinaturas da câmara municipal.

Ficou decidido que iremos entrar em greve no final do mês de maio, aonde vai começar uma demanda maior de trabalho, com objetivo de acelerar nossas revindicações.

Já estamos 3 meses e 26 dias acampados em frente ao OGMO, numa situação desumana, com os trabalhadores que não agüentam mais essa humilhação.


Força e Luta Guerreiros da Maré!

Saudações Comunistas!

Lênin Braga

26 comentários:

  1. Obrigado pela força, todo apoio de fora sera bem vindo.
    Aqui é um Guerreiro da Maré.

    ResponderExcluir
  2. chegou a nossa hora que esperamos a quase 20 anos nessa luta.não vamos desistir nunca! somos brasileiros e trabalhadores desse porto sem a gente o porto para porque o trabalho mais arduo somos nos que fazemos!!! VEM VAMOS EMBORA QUE ESPERAR NÃO É FAZER QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER!!! abraços alemão bagre.

    ResponderExcluir
  3. O QUE TEM QUE ACABAR E QUANDO HAVER A TRANSFERENCIA DE CADASTRO PATA REGISTRO E ENCHER O QUADRO DE ESTIVADORES QUE NUNCA PISOU OS PES NO PORTO ISSO SIM TEM QUE ACABAR, COLOCAR PESSOAS QUE NUNCA FORAM CADASTRO, CARTEIRAS VENDIDAS E MUITO MAIS A ESTIVA ESTA CHEIA DE ESTIVADORES QUE IMPRESARIA 30 , 4O ,50 MAQUINAS NO TRATOR ISSO TAMBEM TEM QUE ACABAR. SOU A FAVOR DA ESTIVA JUSTA UMA COISA QUE NUNCA TEVE UM QUE ENGOLIR O OUTRO PARA QUE OGMO SE NAO FAZ NADA COM OS BAROES DA ESTIVA.

    ResponderExcluir
  4. cadê o porto vermelho ,escutei falar que já custuraram um acordo para entrar 100 cadastros para socio ,já estão comemorando .que palhaçada para fechar este acordo não precisava nem montar barraca ,e a dona sandra gobetti é uma boa atriz junto com cia. teatral santos brasil,Voce se venderam por pouco muito pouco,Ond esta a diginidade? e os 300 que deverima todos entrar?

    ResponderExcluir
  5. Existe uma mentira pairando no porto de santos ,existe vagas para 1000 socios o que acontece é que a sntos brasil junto com o ogmo estão querendo acabar com a estiva ,e o pior é que o sr nei está junto neste plano macabro.Eu sei muito e vivi muito e vi muita coisa ABRÃO O OLHO MOÇADA ...100 CATEIRAS VAI RENDER MUITA GRANA ....

    ResponderExcluir
  6. espero que esta 100 vagas seja para os cadastros que trabalha de verdade e nao para aqueles que tem seu emprego fora e sua senha fica nas agencias colocando horas a estiva esta cheia de estivadores que nao depende da estiva por isso falta gente nas fainas de açucar porque nao tem que investigar os cadastros que tem mais de 5000 mil horas trabalhadas isso sim tem que fazer investiga esta gente quero ver si nao tem erros ai como pode funcionarios pulblicos ter mais horas trabalhadas do que eu e alguns que vivi no porto filhos dos operadores portuarios tambem cheio de horas sem trabalhar como que pode isso vamos acabar com os erros acaba com os baroes da escala do trator tambem isso tem que acontecer muitos tem curso de maquina e nao tem uma vaga na escala e alguns con mais de 30 maquinas como pode isso muitos das escala do trator nao sabe operar maquina alguma os que tem maquina que nao sabe operar aluga pro 700 reais para os baroes da escala caramba com tamtas denuncias e nada sendo feito como pode isso ajuda ai gente vamos acabas chega existe uma mafia nesta escala do trator ministerio pulblico ja sabe e nao faz nada e falam que tem justiça neste brazil uma vergonha sempre o negativo prevalecendo..

    ResponderExcluir
  7. Sou matriculado a quase 20 anos, tenho outra atividade fora a estiva, e te garanto cara amigo, já foi bem pior!!!

    ResponderExcluir
  8. 100 carteiras estão para sair ,mais uma vez se venderam ,e eu como trouxa ainda dei dinheiro para estes que 5 meses fizeram uma palhaçada.Alias sr nei ,a turma de 2006 são estivadores tanto como você que teve seu pai para sempre te levar para o trabalho,estes infelizmente não tiveram ninguém.Companheiro se você passou 20 anos e vai pegar a carteira agora é porque você não trabalhou la atras,não vem com conversa fiada que muitos antes de você que trabalharam mesmo pegaram sua carteira , Alias que saia o edital desta chamada de araque que vai prestigiar 20 desta tal comição ,isto é anti constitucional ,alô ministerio publico vamos trabalhar .........

    ResponderExcluir
  9. Se eu fosse depender só da Estiva eu estava era f..., como matriculado, a quem diga que nada a estiva é conhecimento, é para quem tem correria, a real é uma só é cada um por si amigo, toda chamada é isso, não tá satisfeito, faz que nem eu cai no mundo, se vira nos trinta, não fica ai só reclamado, a vida é curta e nela não existe só a ESTIVA,pelo jeito vc não viveu nada ainda...

    ResponderExcluir
  10. E como gente igual voce ,acostumado com a situação que acontece esta palhaçada de chamada ,e voce ja se entregou ,deve estar entre estes com hora de pedau que vão pegar a carteira , da marisia de 7 de agosto ,acredito que voce ja tem 14000 horas não tem ?

    ResponderExcluir
  11. Marisia de 7 de agosto concordo co o colega ,voce ja esta errado ,deveria é viver do cais e para de falar bestera.

    ResponderExcluir
  12. Sei como vcs se sentem, já passei por esta frustação, a vida ensina muito!,ha! ha! ha!

    ResponderExcluir
  13. 90% dos estivadores que ai estão entraram na estiva pelas agencias ,quem falou que entrou na raça é mentira, essa é pura realidade

    ResponderExcluir
  14. Anotem ai,tecondi,transchen,Free Sheeping,Moinho Pacífico,FAC,Rodrimar,estão cheias de senhas(CADASTROS)sendo apontados diariamente DESDE 2007 até 2010 por tpa´s (registros)da ESTIVA(OGMO) que trabalham nestas AGÊNCIAS.

    ResponderExcluir
  15. Continuando,moinho pacífico quem coloca senhas(cadastros)no ponto quando há navio de trigo, é o SAZONAL que entrou recentemente como cadastro no OGMO/SANTOS,seu nome é BRASIL IRMÃO DE UM REGISTRADO, BRASIL faz o ponto de seis senhas(cadastros)por periodo sem os mesmos NUNCA terem trabalhado no porto, eles entram no ponto na função de CONEXO CAIS PUBLICO O VALOR QUE ELE RECEBE É UM COTA E VINTE E CINCO POR SENHA(CADASTRO).

    ResponderExcluir
  16. Continuando, em dois periodos a noite 19/01hs e01/07hs o Sr.Brasil recebe em torno de C$1.400,00, pois o mesmo fica em posse dos cartões de banco com senhas e cartões de vale refeição fornecidos por estas pessoas que entregaram as SUAS senhas(CADASTROS) para ele. Em troca, estas pessoas constam como se estivessem trabalhando normalmente e o principal para eles são as horas de trabalho que são computadas no banco de dados do OGMO/SANTOS. o TRISTE DISTO TUDO é que existe depois a concorrência desleal para se tornar registro do OGMO, PORQUE O CADASTRO que vai a parede todos os dias não consegue se engajar e tera menas horas de trabalho. E á um detalhe importante para o ministério Público do trabalho, o Sr.Brsil pede para sacar junto caixa economica federal o fundo de garantia de cada um deles e os senhas terão um gorda contribuição junto ao INSS.

    ResponderExcluir
  17. cONTINUANDO, agora é a Rodrimar/Tecondi, quem manda lá é um REGISTRO DA ESTIVA seu nome (vugo)chevette como todos o conhecem, ele é quem comanda toda a operação nas embarcações de carga geral e containers há varios registrados da estiva trabalhando nos mesmos moldes do que eu havia citado do Moinho Pacífico, entram senhas(cadastros), nas funções, CONEXO, GUINCHEIRO, SINALEIRO, TERNO, DETALHE SÃO FUNÇÕES UNICA EXCLUSIVA DOS REGISTROS e ainda existe o NEPOTISMO que tanto o CONGRESSO NACIONAL discute, pois o irmão do CHEVETTE SE ENCONTRA NA MAIORIA DESTES APONTAMENTOS DESDE 2007 ATÉ HOJE, ELE NUNCA PARTICIPOU NAS PAREDES COMO OS VERDADEIROS CADASTRADOS FAZEM, SEU NOME é OSMAN, ELE TEM EMPREGO FORA TRABALHA NOS REBOCADORES DA SUL NORTE E COMO PODE ESTAR AO MESMO TEMPO COMO GUINCHEIRO.

    ResponderExcluir
  18. continuando, na Transchen é uma máfia, começando pelo NEPOTISMO também como eu já havia citado, o Sr.Décio dos Santos é REGISTRO DA ESTIVA E COMANDA A OPERAÇÃO DE EMBARQUE DE VEICULOS EM NAVIOS ROLL ROLL, ele emprega o filho via rádio NEXTEL que fica em casa que tem cadastro mas não vai a paredeTAMBÉM ENTRA NOS apontamentos desde 2007 e hoje pleiteia o registro. lá as funções que deveriam ser de mais trabalhadores, são feitos paontamentos fantasmas na qual todos estes mafiosos praticam, idem o que eu ja disse acima.

    ResponderExcluir
  19. A Senhora Superintendente do OGMO/SANTOS Sandra Gobetti Correa, esta ciente da situação e pode coibir tal problema mas não o faz. simples: 1º)separar estes apontamentos em um banco de dados.
    2º)Verificar se o cadastro aparece nestes anos em um unico terminal.
    3º)Fazer o levantamento junto ao INSS, CAIXA ECONOMICA FEDERAL, CAIXA DE PECÚLIO(POLICIA MILITAR,POLICIA CIVIL,PREFEITURA DE SANTOS E GUÁRUJA, MARINHA.

    ResponderExcluir
  20. Um detalhe importante, é que os Operadores tomarão prejuizos, pois estes cadastros que entram nos apontamentos, depois que adquirir o REGISTRO, entrarão na justiça reinvidicando direitos, pois constatando que o mesmo tera provas de que trabalhou caracterizara "VINCULO" e terão que arcar com as custas processuais destes elementos.

    ResponderExcluir
  21. Vocês se lembram daqueles ex policiais que pegaram o Registro em 2009 SEM TER HAVIDO NENHUMA CHAMADA PARA O REGISTRO DO OGMO em meio a fraudes e depois foram caçados depois por denúncia, pois bem, eles voltaram a ser cadastros, até ai tudo bem, só que eles estão na AGÊNCIA TENTANDO RECUPERAR O TEMPO PERDIDO, POIS PRETENDEM INCANSAVELMENTE PEGAR O REGISTRO DE VOLTA POR ESTE CAMINHO NA SUA FRENTE NOVAMENTE. HÁ, UM DETALHE IMPORTANTE,O OGMO NÃO CAÇOU TODOS, AINDA FICOU UM COMO REGISTRO ATÉ HOJE, SEU NOME É ADMIR DE SOUZA FREITAS, ELE É POLICIAL CIVIL E HAVIA ENTRADO COM ESSA RENCA COM 2.090HS, SENDO QUE NA ULTIMA CHAMADA O ULTIMO ENTROU COM 4.315HS ISSO NO ANO DE 2007.

    ResponderExcluir
  22. por todos esses motivos que li acima o ogmo cancelou meu documento. .eu não tive quem coloca-se horas para mim .sempre estava na parede e sobrava tudo isso causava em mim perda tempo e dinheiro e muito estres tenho todos documentos mas acho que nada vale e o pior não sei aquem devo recorrer.os nossos representantes são muitos fracos,preciso voltar a ativa mas se o ogmo deixar.

    ResponderExcluir
  23. tambem temos que acabar com essa mafia do bloco de venda de cartões no p1 e p3 sempre os mesmos pilantras e manobreiros q saem não respeitam as turmas e fazem uma bagunça nas turmas dos outros bira baby entre outros daquela turminha q se acham bandidos hahaha . bandos de remelas. vão ficar mofando de matriculados !!!!!!!

    ResponderExcluir
  24. Como pode colocar esta baiana no poder do ogmo , se ela só serve para dançar axe , colocou 250 cadastro e acabou com o grito na estiva , da mesma forma com o ganho do trabalhador cadastrado , que segundo me consta este vai ser o pior natal dos cadastrados e o dela com certeza vai haver fartura , isso que é Sandra igualar o ganho ou melhor trabalhador cadastro não ganha nem para se alimentar no dia - dia...........

    ResponderExcluir
  25. SERIA BOM QUE O OGMO PODESSE INVESTICAR AS HORAS DE CADA CADASTRO NO PORTO DE SANTOS PORQUE NAO SERIA JUSTO AQUELE CADASTRO QUE FICA TRABALHANDO FORA E TER MAIS HORAS TRABALHADA DE QUEM VIVE DAQUI DO PORTO QUERO VER PROVAR QUE ESTA EM 2 LUGARES AO MESMO TEMPO SO QUE ISSO CREO QUE SERA DIFICIL A LEI 8630 TEM UM ARTIGO DE COMO DEVE SER FEITA AS CHAMADAS BOM ESPERO QUE VCS DO OGMO VENHA SER PRUDENTES PORQUE SI EU SOBRAR ESTA VEZ VOU A JUSTIÇA VOU REQUERER MEU DIREITO..

    ResponderExcluir
  26. estiva so e estiva sem ogmo e de estiva voces nada sabe.faz.cursinho no ogmo...curso da fome. 6 por.11.tralhador sempre.fui .

    ResponderExcluir